Pagar um carro é fácil, difícil mesmo é mantê-lo

Pagar um carro é fácil, difícil mesmo é mantê-lo

2 minutos

por Renato Martins

escrito em 29 setembro 2011

E um dia levando o carro para trocar correia dentada:

– Ô doutor, vai ter que trocar o esticador, o filtro de ar também tá na hora de trocar e… nossa! Olha esses discos de freio. Tem que trocar tudo, dá pra rodar mais não. Vamos aproveitar e balancear e alinhar?
– Vamos.
– Ô doutor, suas rodas tão tudo empenadas, dá para alinhar sem desempenar não, viu?

E o pensamento no final do dia: “Vai bobo, vai levar o carro para revisar…”

Não necessariamente é o caso do personagem da história, mas tem gente que compra um carro achando que fez um bom investimento financeiro. Um carro pode até ser um excelente investimento na sua qualidade de vida, mas definitivamente não é um investimento financeiro dos melhores, e sim, um grande peso no seu orçamento. Se não o principal.

Meu objetivo aqui não é, de forma alguma, dizer para alguém comprar ou não comprar um carro, mas sim para se planejar para não passar aperto depois. Na verdade, pagar um carro nem sempre é tão fácil assim como disse no título, mas mantê-lo é algo que para muitos é mais complicado ainda.

Há algum tempo eu fiz uma planilha para calcular os gastos mensais de um carro e creio que pode ser útil a todos para conhecer um pouco mais sobre os gastos desse item de consumo tão desejado.

Download da planilha: Os gastos do seu carro.xlsx (ou em formato .xls)

Qualquer erro, crítica ou sugestão para a planilha avise-nos para que, assim, os cálculos fiquem o mais próximo possível da realidade e possa ajudar mais pessoas.

Para mais dicas, siga-nos no Twitter: @goldmapNews

Autor

Renato Martins

Renato Martins é cofundador do goldmap e um eterno estudante do tema "finanças pessoais". Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e em Administração pela ETFG. Busca escrever no blog do goldmap principalmente sobre como gerenciar as finanças pessoais de forma saudável e eficiente.

Outros artigos que você pode gostar...

2 comentários