Presentes simples para o Natal

Presenteando a família no natal: 6 dicas para manter as coisas simples

4 minutos

por Renato Martins

escrito em 20 dezembro 2011

O texto a seguir é uma tradução e adaptação do texto da autora Morgan Benzian publicado no MintLife no último dia 16/dez/2011. Os méritos da tradução e adaptação desse texto à realidade do natal brasileiro são divididas com o Diego Menezes.

Antes de mais nada, eu já vou admitir que eu sempre gasto mais do que posso em presentes de Natal para minha família. Verdade seja dita, eu gosto de presentear as pessoas ao meu redor. Daí a cada ano que passa eu vou aumentando o valor do gasto anual de dezembro intitulado “Presentes de Natal”.

Presentes simples para o Natal

Mas depois de pensar um pouco, tive que concordar com a Morgan que disse: “Quando se trata do Natal, mais não é melhor. É apenas… mais”.

E é exatamente isso que percebo quando vou a algum Shopping nessa época do ano e vejo pessoas com várias sacolas nas mãos, pais com crianças correndo em lojas de brinquedos caros e por aí vai. Só para se ter uma ideia, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, as pessoas pretendem dobrar os gastos com presentes de Natal em 2011 comparado a 2010, elevando a média para R$ 121,00 em compras por pessoa!

Assim, em um mar de anúncios chamativos e uma longa listas de desejos, como podemos manter os presentes de Natal simples e, ainda sim, interessantes? Os passos são, bem… simples!

Dica 1: Faça caber no seu orçamento

Pode ser a hora de contar com a criatividade, dar presentes artesanais, ou mesmo, não dar presentes. Conheço uma família que doa uma parte de seu tempo para a caridade em vez de dar presentes aos familiares. Concentre-se em presentes que têm significado e propósito.

Dica 2: Não dependa de crédito no natal

Correndo o risco de soar um pouco clichê, mas quando se trata do Natal o que realmente conta é  o significado. Comprar a crédito, ou gastar dinheiro que não é realmente seu, irá destoar completamente o sentido da celebração. O Natal com um cartão de crédito também ensina nossos filhos hábitos não saudáveis e diminui o valor do dinheiro.

Dica 3: Visite com a memória natais passados

Pense em todas as suas memórias e tradições dos Natais anteriores. Quais se destacam? Provavelmente, o presente em si não apareça, e sim, os momentos com a família. Reduzir a importância dos presentes não significa ficar sem a tradicional troca dos presentes, significa saborear as coisas que são mais importantes: talvez a união da família, que mesmo morando na mesma casa o ano todo, pode ser mais distante do que pareça.

Dica 4: Tente não pensar somente nisso…

  • É isso que ele(a) vai querer?
  • É isso que ele(a) precisa?
  • É isso que ele(a) vai usar?
  • É isso que ele(a) vai ler?

Eu sei que parece estranho falar para não pensar nisso. Afinal, é uma forma comum de se escolher presentes, mas este é conceito simplista para presentes e é algo que eu estou tentando me afastar com o passar do tempo. Essa filosofia não só estabelece expectativas realistas, como permite pensar mais no significado de cada presente e reduz o estresse associado com as compras de Natal.

Dica 5: Controlar as despesas

Usando um sistema simples de controle financeiro você inevitavelmente vai manter seu orçamento em ordem. É muito fácil se deixar levar com as despesas do Natal onde o ritmo das ofertas é bem maior do que o ritmo que nosso bolso consegue acompanhar.

Uma coisa que eu faço é me planejar ao longo do ano para sobrar mais grana nos meses de dezembro e janeiro (além do 13º).

Dica 6: Prepare-se para o inesperado

Mantenha um estoque de “presentes de emergência”. Inevitavelmente, haverá um contra-tempo nesta temporada de festas quando de última hora você vai precisar de um presente ou dois (ou três, ou quatro…). Uma solução barata para esse problema é manter alguns presentes de Natal caseiros. Presentes comestíveis são sempre uma ótima opção visto que eliminam a preocupação de encontrar o item perfeito para alguém. Além do mais, eles são fáceis de encaixar no seu orçamento e, ainda, têm a sacada do toque pessoal.

Eu penso que a tradição da troca de presentes simples no Natal é algo fantástico por ser muito mais realista. Como você pretende presentear de maneira simples sua família nesse Natal?

Para mais dicas, siga-nos no Twitter: @goldmapNews

Autor

Renato Martins

Renato Martins é cofundador do goldmap e um eterno estudante do tema "finanças pessoais". Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e em Administração pela ETFG. Busca escrever no blog do goldmap principalmente sobre como gerenciar as finanças pessoais de forma saudável e eficiente.

Outros artigos que você pode gostar...

0 comentários