Jogando banco imobiliário no campeonato mundial de banco imobiliário em Las Vegas

8 lições sobre dinheiro que eu já deveria ter aprendido ao jogar Banco Imobiliário

4 minutos

por Renato Martins

escrito em 18 janeiro 2012

Eu já tinha jogado banco imobiliário quando criança – do tempo que não tinha cartão de débito no jogo – desde então nunca mais joguei, até que no último fim de semana recebi um convite para jogar com uns amigos e achei uma boa. Fui. Acabei me dando bem pelas lições que tirei (logo abaixo), ao contrário do que aconteceu no jogo onde eu quase quebrei. 🙂

Antes de continuar… por que você deve se importar com esse post?

O Banco Imobiliário (Monopoly, em seu nome original) foi criado em 1935 e é o jogo mais vendido do mundo! Foi traduzido para 25 línguas, distribuído em 80 países e jogado por mais de 500 milhões de pessoas!! E isso não é à toa. A lógica do capitalismo é evidente nele, o que pode poupar alguns anos de perrengues financeiros na sua vida real se você enxergar o que precisa.

Mas vamos lá então…

1ª lição: Todo mundo quer ganhar (até eu que não estava muito afim de jogo)

Parece um pouco óbvio isso, mas a simplicidade dessa lição foge até mesmo aos olhos mais observadores. A empolgação de quem está indo bem no jogo (e o desânimo de quem está indo mal) é perceptível tanto no jogo quanto na vida real.

2ª lição: Uma volta no tabuleiro do banco imobiliário é igual a 1 ano da vida real

Mesmo que se receba o dinheiro de alguns aluguéis, ações, renda de salário, etc., a cada rodada que se passa sem fazer grandes movimentos – seja por medo, comodismo ou por querer buscar a estabilidade – é uma rodada a mais em que seus gastos médios aumentam mais do que sua renda média, ou seja, você conserva menos dinheiro, que é igual a ficar mais pobre, que igual a aproveitar menos as oportunidades que o jogo oferece.

Jogando banco imobiliário no campeonato mundial de banco imobiliário em Las Vegas
Vencedor do Campeonato Mundial de Banco Imobiliário faturou US$ 20,5 mil

3ª lição: Ações são boas para iniciantes, mas há coisas melhores por vir

Na versão que joguei, além dos tradicionais terrenos onde você pode construir casas e hotéis, havia também a possibilidade de comprar ações das empresas Vivo, Fiat, Nívea, Postos Ipiranga e TAM Viagens (uma ótima jogada de marketing, não é mesmo?). Mas continuando…

As ações oferecem rendimento acima da média quando você ainda tem um patrimônio pequeno no jogo e são um ótimo exemplo de como você cria dinheiro sem ter dinheiro, mas não se apegue demais a elas. Para quem sabe ver, há investimentos com rentabilidade melhor no mercado.

4ª lição: Investir é uma questão de sobrevivência a longo prazo

Essa questão parece ser óbvia no jogo, mas não tanto na vida real. A verdade é que muitos dizem: “Não invisto porque não tenho dinheiro”. Eu sempre respondo: “Na verdade, para ter dinheiro você tem que, necessariamente, investir”.

5ª lição: Conheça as regras do jogo

Por mais que seja um jogo de dados, eu quase quebrei não foi por azar, foi por desconhecimento de regras básicas do jogo e falta de experiência no mapa.

6ª lição: Lidar com pessoas é um ponto chave

Querer comprar um título de propriedade de um outro jogador (para melhorar seus negócios construindo casas e hotéis, no caso do jogo) não significa que você vai conseguir. O interesse de ambas as partes está em jogo.

Uma alternativa é fazer uma troca onde ambos saiam ganhando, outra é esperar uma crise do mercado (ou melhor, do adversário). De qualquer forma, lembre-se da lição 2.

Banco imobiliário: expectativa X realidade

7ª lição: Cuidado com as bolhas do mercado

É muito fácil inflacionar o mercado. Basta um infeliz não querer te vender alguma coisa por algum motivo que só Deus sabe, que rapidinho as propostas de compra vão aumentando a cada rodada até que, sem perceber, você está comprando no ápice dos preços.

8ª lição: Divirta-se

Essa soa a mais clichê de todas, mas é uma lição séria, muito séria. Eu sempre penso comigo mesmo: se eu não consigo lidar bem com as perdas num jogo fictício, como eu vou conseguir lidar bem com as perdas reais?

Além do mais, o jogo é um aprendizado gigantesco onde você pode aprender anos a frente na sua vida em apenas uma ou duas horas de diversão com os amigos, com os filhos, com os pais e por aí vai.

É hora de aproveitar essas lições para tirar as suas próprias conclusões (e compartilhar as que você já tirou aqui conosco!). Que tal convidar a família e os amigos para um jogo e de quebra descobrir o que seu pai ou seu filho sabem sobre dinheiro?

Para mais dicas, siga-nos no Twitter: @goldmapNews

Autor

Renato Martins

Renato Martins é cofundador do goldmap e um eterno estudante do tema "finanças pessoais". Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e em Administração pela ETFG. Busca escrever no blog do goldmap principalmente sobre como gerenciar as finanças pessoais de forma saudável e eficiente.

Outros artigos que você pode gostar...

5 comentários