Dica rápida para seu dinheiro no Carnaval

2 minutos

por Renato Martins

escrito em 15 fevereiro 2012

Rá! Chegou o carnaval!!! Feriado mais esperado do ano pelos brasileiros. Viagem, amigos, folia e cerveja!

Se você é uma daquelas pessoas que gastam “por conta” no feriadão e depois não faz a mínima ideia do quanto foi gasto e ainda pena para colocar o controle financeiro em dia na volta, eis aqui uma forma simples e prática que eu uso há anos para não perder o controle nas viagens e feriados.

Primeiro, vamos entender o cenário para ver onde você se encaixa:

Você e seu dinheiro no carnaval

Basicamente, o que você precisa saber para não perder o controle é conhecer a variação do total do seu dinheiro. Só isso e nada mais. Isso é a dica. Então faça o seguinte:

1º passo: Exatamente 1 dia antes da sua viagem, pare por 10 minutos e anote os saldos de todas as suas contas: conta corrente, o saldo já gasto no cartão de crédito, o dinheiro da carteira, até o saldo do cartão alimentação pode anotar se for o caso e, também, qualquer outro saldo que possa diminuir no período da viagem.

Meu dinheiro disponível antes da viagem

2º passo: Faça a soma de tudo e saiba da sua situação antes de viajar.

3º passo: Faça uma estimativa de quanto vai gastar por dia nos 5 dias de carnaval. Pensar “por dia” num período onde sai muito dinheiro do bolso pode ser uma boa.

4º passo: Vá para a folia por 5 dias levando no bolso só o limite do dia.

5º passo: Passaram-se os 5 dias de farra. Exatamente na hora que você chegar em casa, pare mais 10 minutinhos e faça os passos 1 e 2 novamente.

Meu dinheiro disponível depois da viagem

Pronto! Pela diferença dos saldos, você saberá exatamente quanto gastou no carnaval e você também sabe para onde foi esse dinheiro: Lazer!

Diferença de saldos antes e depois de viajar

Os benefícios disso são claros e imediatos:

  • Você cerca os gastos em um período bem definido. Não tem erro.
  • Você saberá exatamente quanto gastou no carnaval sem furos e sem ter que ficar lembrando onde foi parar cada pequeno gasto.
  • Os passos pré-folia (1º, 2º e 3º) ainda servem como um mini-planejamento extremamente rápido e indolor.
  • Você gasta só 10 minutos antes de viajar e mais 10 minutos quando chegar da viagem.

Comigo isso sempre funcionou. Será que funciona também com você? Coloque os 5 passos em prática nesse carnaval e depois dê sua opinião nos comentários! 😉

Boa folia pessoal!

Para mais dicas sobre seu dinheiro (na folia ou longe dela), siga-nos no Twitter: @goldmapNews

Autor

Renato Martins

Renato Martins é cofundador do goldmap e um eterno estudante do tema "finanças pessoais". Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e em Administração pela ETFG. Busca escrever no blog do goldmap principalmente sobre como gerenciar as finanças pessoais de forma saudável e eficiente.

Outros artigos que você pode gostar...

2 comentários