Quais os erros mais comuns no planejamento dos gastos comprometidos

Quais os erros mais comuns no planejamento dos gastos comprometidos

4 minutos

por Diego Menezes

escrito em 9 agosto 2012

A série como fazer um orçamento doméstico matador está na reta final! Chegamos hoje ao 8º artigo dos dez que compõem a série. Falta pouco para você ter o seu orçamento financeiro em movimento. Vamos lembrar hoje o que são os gastos comprometidos e ver os erros mais comuns no seu planejamento.

O que são gastos comprometidos?

No sexto bloquinho do seu orçamento, vão entrar todos os compromissos que têm um dia de vencimento no mês, um dia certo para pagar. Alguns exemplos são a prestação da casa, do carro, a escola das crianças, as taxas de água e luz, a conta de telefone bem como IPTU, IPVA e até mesmo as férias de verão.

Modelo orcamento financeiro pessoal goldmap exemplo de gasto comprometido

Vamos então aos erros mais comuns…

Erro #1: Deixar o orçamento inflexível

Em grande quantidade, os gastos comprometidos irão deixar seu orçamento inflexível e, com isso, vão minar o seu poder de escolha. Seja para o bem, fazendo com que você perca a chance de aproveitar uma grande oportunidade que bater à sua porta. Seja para o mal, já que qualquer pequeno imprevisto irá se tornar uma grande dor de cabeça, sendo necessário recorrer a empréstimos, cheque especial ou qualquer outra forma cara de fazer dinheiro rápido.

Erro #2: Comprometer-se a perder de vista

Ainda pior que ter o orçamento inflexível é ter o orçamento inflexível por um grande período de tempo. Alguns poucos gastos, como financiamento de um carro, da casa própria, ou mesmo de um curso superior, podem limitar seu orçamento por 4, 5 ou até mesmo 30 anos. Você precisa estudar muito bem esses gastos antes de se comprometer, evitando assim que, o que hoje parece um sonho, não se transforme em um pesadelo.

Sonho da casa própria, universidade e carro

Erro #3: Enxergar todos os gastos da mesma forma

Fluxo do dinheiro para pagar os gastos comprometidos

Os nossos gastos são muito diferentes em diversas maneiras. Uma delas é como eles são processados.

Diferente dos gastos do a dia a dia, os gastos comprometidos têm como característica a data fixa para o pagamento. Sendo assim, são facilmente controlados. Para tal basta apenas que o dinheiro seja alocado para o pagamento na data de vencimento. Simples assim.

Erro #4: Não ter uma lista de gastos de frequência anual

Essa é provavelmente a falha mais comum. Ter a lista de gastos anuais será especialmente útil para que você não seja pego de surpresa em um eventual acúmulo de gastos em um único mês, o famoso furo no fluxo de caixa.

Coloque aqui: IPVA, IPTU, matrícula da escola, um presente de aniversário para esposa ou marido, as ferias de verão, uma viagem no carnaval, ou seja, veja tudo com o que você se compromete ao longo do ano e coloque aqui. Depois de somar seus gastos anuais você deve diluí-los ao longo dos 12 meses.

Isso irá garantir mais equilíbrio a sua vida financeira evitando noites mal dormidas e estresse logo antes do pagamento.

Erro #5: Não ter uma reserva de emergência

Eu já falei da reserva de emergência no artigo: O que é uma renda atípica e as 3 melhores formas de usá-la, mas vamos relembrar:

Ter uma reserva financeira é fundamental. Mais que um apoio em horas de emergência, como doenças e desemprego, ela te possibilita fazer escolhas conscientes e tranquilas em momentos que seriam complicados para a maioria das pessoas. Para essa reserva é recomendado que você tenha a disposição o total de 6 vezes seus gastos mensais em investimentos de alta liquidez como a poupança, por exemplo. Embora ela pareça cara, a reserva de emergência é fundamental para sua vida financeira. Então, quando aparecer uma renda atípica, ela pode ser um excelente caminho para começar, complementar ou finalizar sua reserva. Os benefícios disso valem cada centavo investido.

Como montar sua reserva emergencial

A formação da reserva financeira deve ser algo constante dentro do seu orçamento, portanto, um gasto comprometido.

É importante lembrar que esse dinheiro não ficará esquecido em algum lugar apenas esperando alguma adversidade. Ele estará junto aos seus investimentos, também trabalhando para você e, assim como os outros investimentos, poderá gerar receita no bloquinho 2 (Renda de investimento) no seu orçamento.

Tranquilidade

Então é isso! Ao listar todos os seus gastos comprometidos você terá uma boa visão do seu orçamento, com isso poderá planejá-lo melhor.

Limitando seus gastos comprometidos a por exemplo 50% da sua renda e de posse de uma reserva de emergência sólida você dormirá melhor e terá consideravelmente menos preocupações com sua vida financeira.

Abaixo um exemplo de orçamento com os gastos comprometidos:

Orçamento com gastos comprometidos destacados

Um abraço e te espero em duas semanas para falar sobre: Como transformar os gastos pessoais atípicos em gastos previsíveis e controláveis.

Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Não deixe de comentar. Gostou do artigo!? Curta e compartilhe! 😉

Autor

Diego Menezes

Diego é cofundador do goldmap. Os artigos escritos por ele cobrem planejamento, gestão de economias, além de dicas e boas práticas para lidar com as finanças. Ele é graduado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e torcedor do Cruzeiro.

Outros artigos que você pode gostar...

16 comentários