Frequência ideal de acompanhamento financeiro

Qual é a frequência ideal para acompanhar as finanças pessoais?

4 minutos

por Renato Martins

escrito em 18 fevereiro 2014

Esse texto é o 6º artigo da série Como acompanhar as finanças pessoais de forma rápida e precisa e hoje é dia de falarmos da frequência em que você deve dar atenção às suas finanças.

Quando falamos do planejamento e uso do nosso dinheiro, existem algumas atividades fundamentais que precisam ser feitas para dar um pontapé inicial no controle financeiro (veja quais são elas aqui) e outras que precisam ser feitas continuamente ao longo da vida, como a conciliação de saldos, a revisão do orçamento atual e o planejamento de orçamentos futuros. É especificamente sobre esses três pontos que o texto a seguir irá abordar.

#1: De quanto em quanto tempo atualizar saldos?

Ícone Controle de saldos

A frequência ideal para atualizar saldos é aquela em que você não se perde ao fazer a conciliação. Eu, pessoalmente, gosto de fazer duas conciliações por semana. Uma eu faço às segundas-feiras (bem cedo) para analisar quanto gastei no fim de semana e para ver se tenho algum item à pagar na semana que irá começar. A outra eu faço às sextas-feiras, para saber quanto gastei durante a semana e para poder ter consciência dos meus limites de gastos para o fim de semana que está por vir.

Esses são os meus motivos. Você tem que achar os seus. Se optar por seguir a minha lógica, duas vezes na semana você deve:

  1. Acessar o Internet banking de todos as suas contas;
  2. Acessar a fatura parcial atual dos seus cartões de crédito (via Internet Banking ou Phone Banking);
  3. Consultar a quantidade atual de dinheiro na carteira;
  4. Anotar o saldo atual e real de todas as contas bancárias;
  5. Anotar o saldo devedor atual dos cartões de crédito;
  6. Anotar o saldo atual da sua carteira;
  7. E, com essas informações, fazer a conciliação de saldos.

Ciclo de atualização de saldos para acompanhar as finanças pessoais

#2: Quando revisar o orçamento do mês atual?

A medida que você atualiza e concilia saldos, é comum que pequenos ajustes venham a acontecer no orçamento. Se perceber que algum gasto extrapolou o planejado ou alguma renda veio menor do que o esperado, vá no orçamento imediatamente e reajuste-o para tentar amenizar o impacto do golpe. A ideia é muito parecida com a de “rolar com o soco” explicada nesse artigo (no passo #3).

O mais ninja
Esperto é esse daí que já “rolou” antes do soco…

Quando chegar o último dia do mês, vá no seu orçamento atual novamente, faça uma verificação final e ajuste qualquer gasto que tenha ficado acima do planejado ou renda que tenha ficado abaixo do esperado. Faça isso antes de mover-se para o orçamento do mês seguinte. Esse movimento ajuda você a permanecer na luta.

Ciclo de revisão orçamentária

#3: Quando planejar o orçamento do próximo mês?

No último dia do mês, logo após a verificação e ajustes finais do orçamento, é a melhor hora para replicar o orçamento do mês atual para o mês seguinte. Nesse momento você consegue reavaliar se suas estimativas estavam coerentes (ou não) e refiná-las para o mês que vai começar.

Um detalhe a ser considerado é que a sobra do mês atual deve ser transportada para o mês seguinte:

Orçamento com sobra de caixa no mês anterior

Quando houver déficit, ele também deve ser transportado e o orçamento do mês seguinte deve estar saudável o suficiente para absorver o déficit do mês anterior sem ficar negativo (o que não aconteceu no exemplo abaixo):

Orçamento com déficit no mês anterior

Por fim, para fechar…

Existem outras tarefas repetíveis na sua vida financeira que são importantes, mas as três citadas acima são as básicas para dar o mínimo de ritmo ao planejamento e acompanhamento do seu dinheiro.

Para dar uma mãozinha na sua memória, tenha sempre essa imagem em mente:

Frequência de acompanhamento do orçamento e do controle de saldos

Bom, se você vem lendo e colocando em prática os artigos da série atual há mais tempo, você já deve saber um bocado sobre planejamento e acompanhamento de finanças pessoais. No próximo artigo irei contar a você 5 dicas para contornar desvios no planejamento financeiro pessoal. Tema muito útil para manter as coisas em ordem mesmo para quem já vem se dando bem com o controle das finanças.

Obrigado pela leitura! Um abraço e até lá.

Autor

Renato Martins

Renato Martins é cofundador do goldmap e um eterno estudante do tema "finanças pessoais". Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e em Administração pela ETFG. Busca escrever no blog do goldmap principalmente sobre como gerenciar as finanças pessoais de forma saudável e eficiente.

Outros artigos que você pode gostar...

2 comentários