5 dicas para contornar desvios no planejamento financeiro pessoal

5 dicas para contornar desvios no planejamento financeiro pessoal

4 minutos

por Renato Martins

escrito em 25 março 2014

Ao começar a fazer um planejamento financeiro, umas das coisas que temos que ter em mente é que o mapa não é o território. Por melhor que seja seu planejamento e sua habilidade de segui-lo minuciosamente, haverão desvios de rotas e imprevistos pelo caminho.

Saber contornar esses desvios em tempo hábil é uma das tarefas mais essenciais do acompanhamento das finanças. Se você quer ter sucesso no controle financeiro você precisará obrigatoriamente desenvolver suas próprias técnicas para identificá-los e contorná-los.

Abaixo seguem cinco dicas simples que podem ajudá-lo nesse propósito.

Dica #1: Fale a verdade

Isso vale para você e para todas as pessoas envolvidas que possam ter contribuído para causar o rombo. Não mascare a situação, não finja que está tudo bem. Se houve algum furo no orçamento, encare a situação real e o quanto antes.

Dica #2: Sempre identifique o porquê do desvio

Por que ocorreram os desvios? Falha de planejamento? Consumismo? Ou algum outro motivo? Descobrir a raiz do desvio é o primeiro passo para se prevenir e não permitir que ele aconteça de novo.

Se você é novo com planejamentos é normal que aconteça algumas falhas. Vá reajustando o orçamento mês a mês e acompanhando em períodos menos espaçados até que os desvios parem de acontecer.

Como pular na piscina
Se você é iniciante, várias coisas podem dar errado!

Se você já é veterano no acompanhamento das finanças, você pode ter sido negligente por um mês ou ter tido algum imprevisto que fugiu da sua visão de futuro no momento do planejamento. Nesse caso, é rolar com o soco para absorver o golpe, remanejar os recursos ainda disponíveis no orçamento para tapar o rombo e planejar-se para não acontecer mais (pelo menos, não pelo mesmo motivo!).

Por que ocorreu desvio no planejamento financeiro? Consumismo? Falha de planejamento? Outro motivo?

Dica #3: Conscientize pessoas envolvidas (negocie!)

A conscientização das pessoas envolvidas é uma das tarefas mais desafiadoras, mas também é a que pode trazer resultados mais impressionantes. Isso se deve ao princípio dos interesses coincidentes.

Se todos na casa estão alinhados e desejam chegar ao mesmo objetivo, por exemplo, trocar o carro velho por um modelo mais novo, todos tendem a puxar a corda para o mesmo lado.

Dica #4: Evite desperdícios

Evite desperdícios nos gastos do dia do dia estimando e reservando um valor no orçamento mensal para cada um deles antes do mês começar e os acompanhando semanalmente.

Evite desperdícios nos gastos comprometidos analisando e cancelando contas, assinaturas e mensalidades que não trazem benefícios reais para você ou para sua família e, novamente, conscientizando os envolvidos a usar com moderação os serviços que são cobrados “por uso”, tais como, como água, energia elétrica e telefone.

Evitar desperdícios

Dica #5: Compartilhe os resultados com os envolvidos

Se foi necessário envolver outras pessoas da casa no processo, nada mais justo do que compartilhar os resultados alcançados. Mostre o quanto foi possível economizar e, se couber no orçamento, pode ser separada uma pequena parte para dar um upgrade na poupança da família, ou para quitar dívidas, ou mesmo para um passeio com a esposa, namorada ou família (logicamente, esse prêmio não pode causar um novo desvio na rota!!).

Dica bônus: Tenha uma meta de poupança ou de investimento vinculada a um sonho seu

Crie uma meta de poupança para comprar um bem ou uma meta de investimentos para alcançar a independência financeira. Eu desconheço forma melhor de manter os gastos sob controle do que concentrar-se em acumular dinheiro para algum sonho que você realmente queira alcançar! 😉

Para fechar…

É como eu disse no começo do texto: não adianta planejar e tentar seguir detalhadamente o plano à qualquer custo. É necessário ter em mente que desvios e contratempos irão acontecer e é necessário saber como lidar com eles para seguir em frente.

Espero que essas simples dicas ajudem a entender uma dica já clichê das finanças pessoais que diz:

“Um planejamento financeiro não é um trilho, e sim, uma trilha”

Boa caminhada pra você e até o próximo artigo aqui no blog do Goldmap!

Autor

Renato Martins

Renato Martins é cofundador do goldmap e um eterno estudante do tema "finanças pessoais". Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e em Administração pela ETFG. Busca escrever no blog do goldmap principalmente sobre como gerenciar as finanças pessoais de forma saudável e eficiente.

Outros artigos que você pode gostar...

0 comentários