Como acompanhar as finanças pessoais de forma rápida e precisa

Como acompanhar as finanças pessoais de forma rápida e precisa

6 minutos

por Renato Martins

escrito em 7 agosto 2013

Agora que você já leu a série de artigos que ensinou como fazer um orçamento doméstico matador e sabe planejar seus gastos do mês como ninguém, está na hora de monitorar os resultados. Para isso, vou te ensinar um método diferente onde o acompanhamento da sua situação financeira acontece sem a necessidade de anotar gasto por gasto, de uma forma rápida e precisa.

Acompanhar as finanças pessoais

Três esferas do controle financeiro

Antes de começar a explicar o conceito principal, eu preciso alinhar algo muito importante com você. Para fazer o acompanhamento funcionar adequadamente você precisa mais do que um software ou uma planilha e, até mesmo, mais do que um bom método. Você precisa desenvolver três virtudes: disciplina, consciência dos limites e visão de futuro.

Disciplina - Consciência dos limites - Visão de Futuro

Equilibrar essas três virtudes é fundamental para que você tenha prosperidade na sua vida financeira. Você já estava desenvolvendo-as quando leu aqui no blog do Goldmap artigos do tipo:

De qualquer forma, antes de começar esse post, eu senti a necessidade exaltar e explicitar a você leitor do blog a importância de desenvolver essas três virtudes.

Mas agora sim, vamos lá.

Como acompanhar as finanças pessoais?

Se você for igual a maioria das pessoas que começam a fazer um controle financeiro pessoal, você deve ter buscado por uma forma de anotar todos os seus gastos e ganhos.

Anotar gasto por gasto pode até ser uma boa tentativa para você conhecer melhor seus hábitos de consumo, mas tem um problema muito sério na história: anotar cada pequeno gasto é um trabalho muitas vezes tedioso e manual.

O comportamento mais comum nesse caso é:

O problema de anotar gasto por gasto

O ciclo ilustrado na figura acima soa familiar para você?

A solução do problema

Um final muito mais feliz para essa história é quando você descobre que não precisa necessariamente anotar tudo para conseguir acompanhar de forma precisa como o dinheiro flui de suas mãos. É que, além de conhecer seu orçamento pessoal (ou orçamento doméstico), o que você precisa saber para acompanhar as finanças sem perder o controle, é apenas conhecer a oscilação do total do seu dinheiro ao longo do tempo. Só isso e nada mais.

Então aqui está o método:

1º passo) Anote saldos: Exatamente 1 dia antes do fim de semana começar (ou seja, sexta-feira), pare por 10 minutos e anote os saldos de todas as suas contas: conta corrente, o saldo já gasto no cartão de crédito, o dinheiro da carteira, até o saldo do cartão alimentação pode anotar se for o caso e, também, qualquer outro saldo que possa diminuir ou aumentar.

Situação financeira consolidada #1

2º passo) Descubra sua situação financeira consolidada: Faça a soma de tudo e tenha em mente sua situação financeira antes do fim de semana começar. Essa soma é sua situação financeira consolidada atual.

3º passo) Consulte seu orçamento: Vá no bloquinho de gastos do dia a dia do seu orçamento e veja quanto ainda está disponível para você gastar na semana atual (e no mês atual).

Ícone orçamento: foco no bloquinho #5

4º passo) Hora de gastar: Vá para o fim de semana relaxar, mas consciente dos seus limites (graças aos passos 2 e 3).

5º passo) Descubra a variação: Passaram-se sábado e domingo. Exatamente quando o fim de semana acabar (pode ser domingo a noite ou segunda-feira bem cedo), pare mais 10 minutinhos e faça os passos 1 e 2 novamente.

Situação financeira consolidada #2

Pronto! Pela diferença dos saldos, você saberá exatamente quanto dinheiro saiu do seu bolso no fim de semana.

Comparação dos saldos antes e depois

Repito: Sem anotar cada pequeno gasto, você conseguiu acompanhar de forma precisa quanto dinheiro fluiu de suas mãos.

Se você conseguir cercar sua situação financeira nos períodos certos, você não terá grandes problemas para deduzir para onde foi o dinheiro: Lazer, Saúde, Alimentação, Pequenas compras, etc. Por enquanto, o que posso dizer é que os “períodos certos” são aqueles que você normalmente movimenta mais dinheiro:

  • Finais de semana;
  • Uma pequena viagem;
  • Aquele dia do mês que você recebe seu salário e paga muitas contas, e assim vai…

Esses são os momentos que você precisa de um “antes” e um “depois” da sua situação financeira. Mas isso é assunto para os próximos posts aqui no Blog do Goldmap.

Conclusão

Bom, é isso. Esse post foi uma visão geral de como fazer o acompanhamento das finanças pessoais, sem a necessidade de anotar gasto por gasto, anotando apenas saldos.

O próximo post já será um pouco mais “mão na massa”. Vou mostrar a você os 6 passos para o primeiro mês do seu controle financeiro pessoal usando essa técnica de anotar saldos e ressaltar alguns cuidados relevantes ao começar.

E por falar em próximo post…

…quais são os próximos posts aqui do blog?

Se a série de artigos anterior foi focada na construção e manutenção de orçamentos, os próximos artigos que virão serão direcionados para controle financeiro, ou seja, eles buscam cobrir os pontos mais importantes de um acompanhamento útil e eficaz no dia-a-dia do seu orçamento pessoal ou doméstico.

Planejar um orçamento e acompanhar como o dinheiro fluiu de suas mãos é igual a você cada vês mais rico

E, para isso, vamos preparar… quer dizer, já preparamos uma nova série de posts (onde esse que você lê agora é o primeiro da série).

Atualização feita em 25/jun/2014: Ops… Se você está chegando aqui no blog hoje, você nem terá que esperar o próximo post da série, pois já deu tempo de todos serem publicados! Então, como são muitos (10 posts ao todo), recomendo a leitura de 1 ou dois posts por dia para dar tempo de assimilar o conteúdo e ir colocando em prática no tempo certo.

Veja a lista completa de posts da série “Como acompanhar as finanças pessoais de forma rápida e precisa”:

1Como acompanhar as finanças pessoais de forma rápida e precisa
Publicado em 07/ago/2013
2Controle financeiro pessoal, 6 passos para começar.
Publicado em 02/out/2013
3Entendendo a conciliação de saldos – 1ª parte
Publicado em 28/nov/2013
4Entendendo a conciliação de saldos – 2ª parte
Publicado em 28/jan/2014
5Entendendo a conciliação de saldos – 3ª parte
Publicado em 04/fev/2014
6Qual é a frequência ideal para acompanhar as finanças pessoais?
Publicado em 18/fev/2014
75 dicas para contornar desvios no planejamento financeiro pessoal
Publicado em 25/mar/2014
8Como controlar o cartão de crédito baseando-se em saldos
Publicado em 08/abr/2014
9Cartão de crédito: Melhores práticas para compras parceladas
Publicado em 13/mai/2014
109 erros graves e comuns no controle financeiro pessoal
Publicado em 25/jun/2014

Se tiver algum outro assunto que você acha relevante, por favor, diga-nos nos comentários! Um abraço, obrigado pela leitura e até breve! 😉

Autor

Renato Martins

Renato Martins é cofundador do goldmap e um eterno estudante do tema "finanças pessoais". Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e em Administração pela ETFG. Busca escrever no blog do goldmap principalmente sobre como gerenciar as finanças pessoais de forma saudável e eficiente.

Outros artigos que você pode gostar...

0 comentários