Tranquilo na rede com a renda pessoal organizada

Quais os benefícios de organizar sua renda pessoal em 3 tipos diferentes?

3 minutos

por Renato Martins

escrito em 14 março 2012

Esse artigo é o 2º da série Como fazer um orçamento doméstico matador e fala da coluna da esquerda do orçamento doméstico, a coluna da renda! Em 6 passos práticos vou explicar como organizar a renda pessoal e porque dividi-la em 3 grandes categorias. Simples e objetivo para você ficar tranquilinho com seu orçamento.

Ícone do Orçamento doméstico - Coluna da renda

Vamos aos passos então!

Passo 1: Além dos gastos, também concentre-se em entender a sua renda

Se tem uma coisa que eu não entendo é porque os controles financeiros pessoais, em sua esmagadora maioria, são tão focados apenas no controle de gastos. Cada um deles tem uma forma mirabolante de categorizar e agrupar esses gastos, mas nenhum deles se preocupa em estudar a renda ou as entradas de dinheiro. Há muitos benefícios em fazer isso! Por tanto, além dos gastos, concentre-se em também em tentar entender melhor a sua renda.

Passo 2: Identifique as entradas de dinheiro

Essa é meio óbvia, não é? Mas é isso mesmo. Anote o seu salário bruto médio mensal ou outras rendas num mesmo lugar.

Passo 3: Saiba os critérios mais importantes de classificação de sua renda

Já tem alguns anos que estudo quais as formas de organizar melhor o dinheiro e, depois de muita teoria e prática com erros e acertos, percebi algumas características que são mais relevantes na renda de uma pessoa.

Formas de organizar a renda pessoal

As classificações quanto à precisão e quanto à frequência são formas muito úteis e devem ser usadas, mas são secundárias. Já a classificação quanto a semelhança é útil somente em casos de patrimônio maior. Mas em meio a todos essas formas a que oferece o melhor benefício é a classificação quanto à origem, então vamos ao passo 4…

Passo 4: Organize a renda quanto à origem do dinheiro

O principal benefício de organizar a renda pessoal dessa forma é poder analisar facilmente de onde veio o dinheiro. Saber isso, é ter nas mãos a análise mais importante para quem quer atingir a independência financeira e deixar o planejamento financeiro pessoal sustentável no curto e longo prazo.

CuriosidadeFoi daí que surgiu a organização da renda em 3 tipos diferentes: a renda vinda de trabalho, a renda vinda de retorno de investimentos e as demais agrupadas como renda atípica.

Passo 5: Coloque esse conceito no seu orçamento doméstico

Para organizar a renda no orçamento é só responder a pergunta a seguir para si mesmo: “Como eu faço dinheiro hoje?”.

O que é fazer dinheiro

A coluna da renda no orçamento doméstico vai ficar algo parecido com isso:

Orçamento financeiro doméstico. Exemplo da coluna da renda pessoal.

Passo 6: Aprimore

Agora que a estrutura está montada, o objetivo passa a ser equilibrar as suas fontes de renda entre o bloquinho 1 e o 2.

Daí, para finalizar, vem a pergunta que não quer calar: Por um acaso o bloquinho 2 do seu orçamento está vazio? Isso é assunto para o próximo artigo da série: “Por que você deve se importar com as 3 fases do investimento previsto para quarta-feira, dia 28/março. Não perca! 😉

Autor

Renato Martins

Renato Martins é cofundador do goldmap e um eterno estudante do tema "finanças pessoais". Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e em Administração pela ETFG. Busca escrever no blog do goldmap principalmente sobre como gerenciar as finanças pessoais de forma saudável e eficiente.

Outros artigos que você pode gostar...

10 comentários