Controle financeiro pessoal, 6 passos para começar.

Controle financeiro pessoal, 6 passos para começar.

5 minutos

por Renato Martins

escrito em 2 outubro 2013

No post anterior, mostrei uma visão geral de como fazer o acompanhamento das finanças pessoais. Nele, foi passado o conceito principal da história de como controlar o dinheiro de forma precisa, sem a necessidade de anotar gasto por gasto, anotando apenas saldos. No texto a seguir, serei um pouco mais prático e, através de um passo-a-passo, vou lhe mostrar o que fazer para começar.

Acessando contas bancárias pela internet

1º passo: Crie condições para acessar suas contas bancárias pela internet

Embora esse passo seja opcional, eu recomendo fortemente que você ative o internet banking de todas as suas contas bancárias e demais instituições financeiras que você tenha conta.

Tenha em mente que você precisará ter o saldo real e atualizado de todas as suas contas bancárias, em mãos, por várias vezes no processo de gerenciamento financeiro. A possibilidade de consultar o seu saldo a qualquer momento irá facilitar muito essa tarefa.

2º passo: Anote os saldos de todas as suas contas em um mesmo lugar

Acesse todas as contas que você movimenta dinheiro (ou guarda dinheiro) e anote o saldo atual delas em um mesmo lugar. Mantenha as coisas simples no começo. Você só precisa considerar contas-correntes, cartões de crédito, poupanças e o saldo de sua carteira.

Saldos que você precisa considerar: Contas-correntes, Poupanças, Cartões de Crédito, Carteira (saldo em dinheiro).

Outras contas que eu, pessoalmente, gosto de considerar são: Contas em corretoras, Cartão alimentação/refeição, qualquer outro local que eu tenha um saldo em dinheiro que possa ser consultado e que possa aumentar e diminuir, ou seja, oscilar.

3º passo: Aprenda a analisar sua situação financeira

Faça a soma dos saldos de todas as suas contas-correntes, poupanças, dinheiro da carteira e saldo devedor de todos os seus cartões de crédito. Você descobrirá sua situação financeira consolidada atual. E aí é hora de analisar:

3.1 Quando a situação financeira está negativa

Se o total for negativo, significa que HOJE, nesse exato momento, você não tem fundos para cobrir seus cartões de crédito.

Exemplo de situação financeira negativa

Se as faturas dos cartões vencessem hoje, mesmo que você juntasse todo o dinheiro de sua conta corrente e demais contas, não seria possível honrar o compromisso de pagá-las.

3.2 Quando a situação financeira está zerada

Se a soma total for igual a zero (algo um tanto quanto incomum, mas possível), significa que quando a fatura do seu cartão chegar, você terá exatamente a quantia para pagá-la.

Situação financeira zerada

3.3 Quando a situação financeira está positiva

Se o total for positivo, significa que você tem fundos para saldar seus cartões de crédito a qualquer momento. Passar vários meses com a situação financeira positiva, dia após dia, é um indício que sua saúde financeira anda bem.

Situação financeira positiva

3.4 Quando a situação financeira está positiva e crescente

Quando o saldo total positivo cresce um pouquinho a cada mês, é sinal que você está conseguindo acumular capital e pode estar no caminho da independência financeira.

A ideia é que você caminhe das situações financeiras 1, 2 ou 3 até chegar a situação número 4, e para isso, é fundamental ter um orçamento.

4º passo: Planeje seu orçamento

Se você já acompanha o blog do Goldmap há mais tempo, é bem provável que já tenha seu orçamento doméstico matador planejado.

Se você já tem um orçamento em um outro modelo ou se nunca fez um orçamento na vida, recomendo que, após a leitura do artigo atual, reserve um tempo e leia a série como fazer um orçamento doméstico matador, que detalha as partes mais relevantes do seu orçamento pessoal (ou doméstico).

Orçamento pessoal (ou doméstico) no modelo Goldmap

5º passo: Tome decisões consultando o orçamento, e nunca o saldo da conta corrente ou limite do cartão de crédito.

Isso pode parecer óbvio para alguns, mas pode exigir uma mudança de comportamento realmente fundamental para outros: A partir de hoje, faça suas decisões de consumo consultando seu orçamento, e NUNCA consultando apenas o saldo de sua conta corrente ou limite do cartão de crédito.

Quem manda e estabelece limites é o orçamento e ponto final.

6º passo: Entenda como planejar o primeiro mês

Planeje o orçamento do primeiro mês (o mês que você está começando a fazer o controle financeiro) considerando:

  • O dinheiro que você tem disponível hoje (situação financeira consolidada atual);
  • as rendas que você ainda irá receber no mês atual;
  • e os gastos que você ainda irá ter no mês atual.

Calculando o saldo do primeiro orçamento

Não considere itens que você já recebeu ou que você já pagou. Dessa forma, não será necessário esperar o início do próximo mês para colocar o acompanhamento financeiro em prática. Qualquer dia do mês é um bom dia para começar. Hoje, por exemplo, é um ótimo dia!

Primeiro mês do controle financeiro

Mas claro, se o mês atual estiver muito próximo do fim, considere a possibilidade de ignorá-lo e partir diretamente para o planejamento do mês seguinte.

É isso.

Em seis passos você está pronto para começar seu controle financeiro pessoal.

Para finalizar…

Nesse texto você aprendeu que existem duas visões diferentes para o seu dinheiro: seus saldos agrupados e seu orçamento. Ambas são muito importantes e precisam necessariamente trabalhar juntas para que as coisas funcionem.

Orçamento e Controle de saldos

Lembre-se que seus saldos agrupados refletem sua situação financeira atualizada, real e consolidada, e ainda, mostram onde seu dinheiro está agora. Mas é o seu orçamento que manda e desmanda em como esse dinheiro será gasto.

Desse post em diante, essas duas visões irão se entrelaçar um pouco mais. No artigo seguinte irei explicar a próxima tarefa que você precisa saber se quiser acompanhar as finanças pessoais sem ter de anotar gasto por gasto: a conciliação de saldos.

Até lá! Um abraço.

Autor

Renato Martins

Renato Martins é cofundador do goldmap e um eterno estudante do tema "finanças pessoais". Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e em Administração pela ETFG. Busca escrever no blog do goldmap principalmente sobre como gerenciar as finanças pessoais de forma saudável e eficiente.

Outros artigos que você pode gostar...

0 comentários