O que é uma renda atípica e as 3 melhores formas de usá-la

4 minutos

por Diego Menezes

escrito em 19 abril 2012

Chegamos ao 4º artigo da série como fazer um orçamento doméstico matador. É hora de falar sobre sua renda atípica e como tirar o máximo de proveito dela.

Renda atípica

Se você vem acompanhando a série, você já deve saber os benefícios de organizar sua renda pessoal em 3 tipos diferentes. Ainda não? Corre lá, eu espero.

A renda atípica, como o próprio nome diz, nem sempre está presente no seu orçamento doméstico e, normalmente, representa uma parte pequena na sua renda, mas… e então? É realmente necessário separar um espaço no orçamento para elas?

Renda atípica

E a resposta é um grande e sonoro sim! Por 2 motivos: Organização e Planejamento.

Organização: O orçamento doméstico matador segue a velha máxima da organização: “um lugar para tudo e tudo em seu lugar”. E pode acreditar, isso funciona para qualquer aspecto da sua vida. Além do mais, todas as categorias do orçamento foram pensadas para facilitar ao máximo suas análises e seu controle financeiro sem que você se perca em pequenas coisas.

Planejamento: Quando uma renda atípica aparece é fundamental estar preparado. Só assim você poderá tirar o máximo de proveito desse dinheiro ao invés de vê-lo sumir em gastos supérfluos.

Logo, ao final desse artigo é importante que você tenha planos para qualquer renda extra que aparecer no seu orçamento doméstico.

Então vamos lá… você sabe o que é uma renda atípica?

Achar dinheiro no bolso umas das maiores alegrias da vida
Encontrar dinheiro no bolso da calça. Uma das grandes alegrias da vida. 😀

O que é uma renda atípica

Renda atípica é aquela que de algum modo é desconhecida para você, normalmente, porque elas não ocorrem todo mês. Podem ser pequenas vendas de bens, caixinhas/gorjetas, presentes em dinheiro, pagamento de 13º, bônus, restituição de imposto de renda, acertos e assim vai.

Receitas desconhecidas e não previstas no orçamento doméstico

Antes de continuar… Atenção!A forma mais sábia de usar uma renda atípica se você tem uma dívida pode não ser nenhuma das 3 formas abaixo, e sim, pagar a dívida ou pelo menos parte dela. 😉

Quais as 3 melhores formas de usar uma renda atípica

1. Faça uma reserva financeira

Ter uma reserva financeira é fundamental. Mais que um apoio em horas de emergência, como doenças e desemprego, ela te possibilita fazer escolhas conscientes e tranquilas em momentos que seriam complicados para a maioria das pessoas.

Como montar sua reserva emergencial

Para essa reserva é recomendado que você tenha a disposição o total de 6 vezes seus gastos mensais em investimentos de alta liquidez como a poupança, por exemplo.

Embora ela pareça cara, a reserva de emergência é fundamental para sua vida financeira. Então, quando aparecer uma renda atípica, ela pode ser um excelente caminho para começar, complementar ou finalizar sua reserva. Os benefícios disso valem cada centavo investido.

2. Aumente o patrimônio

Você se lembra da importância que as 3 fases do investimento têm no seu orçamento doméstico? Então! Não precisa ser tudo, mas separar um percentual de sua renda extra para aumentar seu patrimônio é um ótima escolha. Significa fazer o dinheiro trabalhar para você mais rápido.

3. Invista em você e em sua família

Achou uma oportunidade de alavancar sua carreira? Lembrou de alguma coisa que você deseja muito comprar? Um lugar que deseja muito ir por motivos pessoais ou profissionais?

Cada uma dessas perguntas traz como resposta um bom uso para sua renda atípica. Veja:

Educação: Educação é um investimento que pode dar retorno em curtíssimo prazo. Se você identificou uma oportunidade em que um curso possa alavancar sua carreira é uma ótima pedida usar o dinheiro extra para esse fim.

Lazer: Sua renda atípica pode sim ser gasta com o seu lazer. Diversão é fundamental para manter uma boa saúde física e mental e, na medida certa, pode ajudar a aumentar sua produtividade e criatividade.

Forma de motivação: Utilize esse dinheiro como um poderoso instrumento de motivação, ou seja, se você tem alguma meta ou objetivo que ainda não conseguiu alcançar, tente utilizar esse dinheiro comprando algo que você queira, MAS… condicione o presente à conclusão da meta.

E são essas as 3 melhores formas que encontramos! E você? Já utilizou alguma delas? Sabe outras formas úteis? Concorda ou discorda de alguma? Registre sua opinião nos comentários!!!

O importante é que você esteja preparado para que, quando aparecer uma renda atípica no seu orçamento, você saiba utilizá-la de forma consciente e equilibrada pensando no futuro, mas também pensando no hoje.

No próximo artigo vamos falar “Quais as melhores práticas ao organizar os seus gastos pessoais” e, como o Renato disse em seu último post, vamos matar todas as falhas que estiverem por lá! Não perca…

Até mais!

Autor

Diego Menezes

Diego é cofundador do goldmap. Os artigos escritos por ele cobrem planejamento, gestão de economias, além de dicas e boas práticas para lidar com as finanças. Ele é graduado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e torcedor do Cruzeiro.

Outros artigos que você pode gostar...

5 comentários