Quais as melhores práticas ao organizar seus gastos pessoais

9 minutos

por Diego Menezes

escrito em 18 maio 2012

É hora de avançarmos para a coluna da direita no seu orçamento doméstico matador. Neste artigo vamos ver qual é a melhor maneira de organizar os gastos pessoais dentro do seu orçamento.

Para isso vamos seguir um simples passo a passo que será de grande ajuda para quem já tentou por diversas vezes começar um orçamento pessoal e se viu depois de pouco tempo desistindo.

No final do artigo, você será um verdadeiro mestre na arte de conseguir tirar máximo proveito do seu dinheiro. Mas antes de tudo é sempre importante lembrar:

Um orçamento não é gastar menos. É gastar melhor.

1º Passo: O que não fazer

Não separe seus gastos por semelhança.

Quando você começou seus orçamentos anteriores, provavelmente, buscou na internet como fazer, testou planilhas e programas e sempre se deparou com a famigerada “organização por semelhança”. Agrupe tudo de habitação aqui, separe os gastos de lazer ali. Soa familiar?

Então! Essa falsa organização pode ser a grande responsável pelo insucesso da suas tentativas anteriores.

Ao organizar desse jeito você tem um trabalho gigantesco, já que TODOS os gastos precisam ser tratados da mesma forma, quando na verdade eles têm naturezas diferentes e demandam cuidados diferentes.

E ainda tem as complicações inerentes, como a situação em que um gasto aparentemente pertence a várias categorias, por exemplo os gastos relativos ao transporte para um show: eles devem ser alocados para transporte ou lazer? O resultado final não te ajuda a pensar em melhores maneiras de usar o seu dinheiro.

No final das contas, com todo esse trabalho, você apenas saberá que gastou R$1.000,00 em habitação, R$500,00 em lazer e por aí vai. Convenhamos, em quê essa informação sozinha é útil? Você talvez diga que assim poderá saber para onde o seu dinheiro foi. Tudo bem, mas veja o próximo passo…

2º Passo: Planejamento

Como diria Claude Bristol:

“Pare de olhar para trás. Você já sabe onde esteve. Você precisa saber para onde vai. Acostume seus olhos a mirar o futuro.”

Nunca vá direto para o controle financeiro ou você inevitavelmente irá falhar.

Todo o trabalho que você se propõe a fazer precisa de um motivo para a ação. Você precisa saber porque está começando: pode ser conseguir comprar a tão sonhada casa própria, trocar o carro, garantir a educação dos seus filhos, atingir a independência financeira ou mesmo passar o mês com segurança. Pode ser qualquer coisa.

É imprescindível que você saiba porque está começando a fazer um orçamento doméstico. Com isso em mente fica fácil medir, ao final de um período, se você obteve sucesso ou não. Se não, você precisa ser capaz de rapidamente tomar uma decisão esperta para corrigir o rumo em direção aos seus objetivos.

Planejar significa que você não vai começar o mês perguntado para onde foi o seu dinheiro do mês anterior. Ao invés disso você vai perguntar: Como EU quero gastar o meu dinheiro?

3º Passo: Entenda os seus gastos

Via de regra recebemos nosso salário uma vez por mês, mas nossas despesas definitivamente não tem esse padrão. Nossos gastos variam quanto a frequência que pode ser mensal, semanal, anual, diário, pode ser também um gasto esporádico, enfim, o dinheiro está o tempo todo voando dos nossos bolsos.

Dinheiro voando

O modo que o dinheiro sai do nosso bolso também se caracteriza em relação a sua precisão. Temos gastos fixos, como a prestação de um carro e também gastos variáveis, como a conta do supermercado.

Eu já falei que organizar os gastos por semelhança não é a melhor maneira, mas o que você vai fazer agora é tirar proveito de um pouquinho de cada uma dessas características dos gastos em favor do seu orçamento.

4º Passo: Organize

Agora que você já sabe porque está fazendo o seu orçamento e entende as características dos seus gastos vamos organizá-los de modo que facilite o seu planejamento e o rápido controle financeiro.

Você já sabe quais os benefícios de organizar sua renda pessoal em 3 tipos diferentes e já tem sua renda organizada, certo? Tem certeza? Olha olha, hein!? Então é hora de vermos como você vai gastar toda essa fortuna que você tem em mãos e, para isso, você vai organizar os gastos no seu orçamento em 5 grandes categorias:

  • Gastos na fonte
  • Gastos comprometidos
  • Gastos do dia a dia
  • Gastos atípicos
  • Investimentos

Veja o que colocar em cada categoria:

Gastos na fonte: É hora de Dar a César o que é de César. Aqui não tem para onde fugir! O leão (Saiba o porque o Leão é símbolo do Imposto de renda) e outros mordem nosso dinheiro antes mesmo dele chegar em nossas mãos.

Coloque aqui o INSS, IRPF, Desconto do plano de saúde, descontos de vale transporte e todo os outros.

Gastos comprometidos: Aqui vão entrar todos os gastos que tem uma data de vencimento certa, geralmente mensal, que você já se comprometeu a pagar, como por exemplo: academia, as contas de água e luz, a prestação do carro, a mensalidade da escola.

Gastos do dia a dia: Essa é uma categoria bem especial no seu orçamento. Nela estão todos os pequenos gastos feitos ao longo do dia. É aqui que você vai garantir o seu lazer e bem estar! Como os gastos são pequenos e frequentes é aqui também que muita gente acaba se perdendo e ganhando uma bela dor de cabeça.

Superfluos

Aquele cafezinho com os amigos se for algo que você preze, com certeza absoluta deve estar planejado aqui. Bem como a balada com os amigos e um passeio com os filhos. A sua tarefa aqui não é cortar os supérfluos e sim estar preparado para eles.

Aqui também entram os gastos corriqueiros, como um ida a farmácia, alimentação diária, o combustível, entre outros.

Gastos atípicos: Aqui entra tudo o que não era esperado no mês. E acredite: gastos irão aparecer aqui. No começo essa categoria estará bem populada (se prepare para isso!), mas a medida que você for conhecendo melhor seu orçamento a tendência é que ela fique praticamente zerada.

Aqui vale lembrar que a revisão do carro, a troca de pneus, a substituição de um forno microondas de 15 anos de idade não são gastos atípicos. Veja ao seu redor o que pode estar para estragar e se planeje para a substituição se for o caso.

E por último e definitivamente não menos importante estão os…

Investimentos: Pague a si mesmo primeiro, pague si mesmo primeiro, pague a si mesmo primeiro, pague a si mesmo primeiro.

Entendeu que é para pagar a si mesmo primeiro?

Investir não serve só para guardar o dinheiro, mas também para multiplicá-lo. Comece com pouco, mas comece. Pode ser até com a poupança (já entendeu as novas regras da poupança?). Todo mês guarde um pouco do seu dinheiro e faça isso no começo do mês antes de qualquer outro compromisso. Deixe o seu lado racional no comando desse dia e com o restante do dinheiro deixe o lado emocional se esbaldar. 🙂

Sua caminhada para a independência financeira começa aqui.

Depois de organizado, o seu orçamento ficará parecido com esse modelo:

5º Passo: É hora de fazer o executado bater com o planejado

É aqui que essa forma de organizar o orçamento mostra a que veio.

Depois dos gastos planejados e organizados, é hora garantir que o orçamento seja realmente seguido. E aí vem a sacada mais interessante da história… Observe que das nossas 5 categorias é possível controlar 3 em apenas 1 único dia:

  • Gastos na fonte: Esse dinheiro sequer chega em nossas mãos, mas é importante tê-los anotados.
  • Investimentos: Devem ser sua primeira ação assim que você recebe, se possível deixe programado no banco uma transferência automática.
  • Gastos comprometidos: basta somar seus valores e separar o dinheiro para os dias de pagamento.

Dica #1 – Se você conseguir colocar os vencimentos de todas essas contas no mesmo dia, você irá cuidar da maior parte do seu orçamento em apenas 1 dia.

Dica #2 – Limite seus gastos comprometidos em até 60% do seu orçamento ou ele se tornará inflexível ao ponto de não suportar nenhuma surpresa, podendo trazer grandes dores de cabeça.

Repare bem! Nesse momento já pegamos a suas receitas e descontamos os gastos comprometidos, os investimentos e os gastos na fonte. É com o valor que sobra que vamos trabalhar daqui pra frente. Cuidamos de boa parte do orçamento em um único dia e estamos agora preparados para gastos que podem nos trazer grandes prazeres (ou grande dor de cabeça, se você desconsiderá-los).

Os gastos do dia a dia são os gastos que realmente merecem nossa atenção e com o seu orçamento organizado você pode facilmente ver quanto dinheiro você realmente tem para eles e de maneira fácil.

Para os gastos atípicos basta um estado de atenção e como dito na dica lá de cima nada de alocar todo o seu dinheiro em gastos comprometidos, é essa a sobra de caixa que vai cobrir os gastos atípicos e com isso te proporcionar noites de sono tranquilas.

6º Passo: Aprimore

Essa é a melhor maneira que eu vejo de começar a organizar os gastos pessoais. Quando você terminar o seu primeiro orçamento ele não será o definitivo. Longe disso! Alguns erros irão acontecer e isso é normal. Você vai mês a mês melhorando esse primeiro orçamento até o ponto que ele se tornará à prova de falhas. Sem dúvida alguma os benefícios já aparecem no primeiro mês e só aumentam com o passar do tempo.

Conte comigo, Diego e todo o restante da equipe do Goldmap (o Renato) nesse processo. Utilize os comentários, nos mande email, fique à vontade.

Próximos artigos

Vamos entrar em detalhes sobre cada uma dessas categorias de gastos pessoais mais a frente. Veja as previsões para os próximos artigos:

Por que você deve se importar com os descontos no seu salário?
Publicado dia: 22/jun!
Os 5 passos para ter consciência dos limites nos gastos pessoais do dia-a-dia
Publicado dia: 12/jul!
Quais os erros mais comuns no planejamento dos gastos comprometidos?
Publicado dia: 05/ago!
Como fazer dos gastos atípicos gastos previsíveis e controláveis?
Publicado dia: 09/set!
O que é acumulação de capital e as 3 estratégias mais usadas
Publicado dia: 24/jan!

Autor

Diego Menezes

Diego é cofundador do goldmap. Os artigos escritos por ele cobrem planejamento, gestão de economias, além de dicas e boas práticas para lidar com as finanças. Ele é graduado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e torcedor do Cruzeiro.

Outros artigos que você pode gostar...

27 comentários