Vários cartões de créditos

Como controlar o cartão de crédito baseando-se em saldos

4 minutos

por Renato Martins

escrito em 8 abril 2014

Já que a série atual de artigos aqui do blog tem o objetivo de abordar as melhores práticas de acompanhamento financeiro, nada mais coerente que separar 1 ou dois artigos específicos para o tema “cartão de crédito”. O texto que você lê a seguir é o 8º artigo da série como acompanhar as finanças pessoais de forma rápida e precisa e vai te ensinar como controlar o cartão de crédito para não ter surpresas quando a fatura chegar.

Então, mãos à obra! Vamos começar…

#1. Descubra as informações básicas de seus cartões

Para cada cartão de crédito, descubra e anote:

  • Nome do cartão;
  • Dia de fechamento da fatura (ou data de corte);
  • Dia de vencimento da fatura;
  • Limite de crédito total.

Aproveite esse momento para avaliar a real necessidade de possuir mais de um cartão de crédito. Com um orçamento mensal bem planejado e um bom acompanhamento das finanças, na grande maioria dos casos, um único cartão já será o suficiente.

controlar o cartão de crédito

#2. Calcule o saldo total devedor de cada cartão

Em alguns casos, ao consultar o saldo do seu cartão pela internet ou pelo telefone, é informado apenas o limite de crédito disponível. Se esse for o seu caso, para chegar ao saldo devedor total, faça o seguinte:

Calculando o saldo total devedor do cartão de crédito

#3. Inclua o saldo devedor total no controle de saldos

No post que explica os 6 passos para começar um controle financeiro pessoal, já foi falado que é necessário incluir o saldo devedor de todos os cartões de crédito no controle de saldos para começar a analisar sua situação financeira. O 3º ponto do artigo de hoje, é para lembrar você disso.

Controle de saldos com cartão de crédito vs. sem o cartão de crédito

#4. Entenda porque isso é uma prática sensacional

Controlar o cartão de crédito dessa forma é uma boa prática, ou melhor, uma prática sensacional porque facilita – e muito – a identificar rapidamente sua situação financeira real. Se o valor já gasto do cartão estiver muito alto, fica óbvio e fácil perceber seu grau de endividamento de curto prazo.

Analisando o grau de endividamento de curto prazo

No caso acima, mesmo você tendo mais de 100 reais no Banco do Brasil e mais de R$ 1.400,00 no Itaú, parece que, na verdade, você está é devendo 500 reais.

#5. Acompanhe a oscilação do saldo devedor

Você pode (e deve) acompanhar a oscilação do saldo devedor de todos seus cartões pelo controle de saldos, atualizando saldos na frequência ideal para você e fazendo conciliações de saldos para que o orçamento consiga funcionar bem e sem falhas.

Na prática, o acompanhamento do cartão de crédito não se difere muito do acompanhamento da conta corrente. A diferença é que seu cartão começa com saldo zerado, vai ficando negativo a cada compra e a única entrada de dinheiro existente é a que acontece uma vez por mês, quando paga-se a fatura.

Saldo devedor do cartão de crédito

Por falar em fatura…

#6. Veja que a fatura NÃO é uma surpresa

Como agora você passou a trabalhar com sua situação financeira real acompanhando o saldo devedor do cartão a cada atualização de saldos, quando sua fatura for paga, nada vai mudar muito no seu controle de saldos. Veja:

Controle de saldos: antes e depois do pagamento da fatura do cartão de crédito

Basicamente, o que aconteceu ao pagar a fatura foi algo similar a uma transferência entre contas. Saiu dinheiro da sua conta corrente do banco (banco Itaú) e entrou no seu cartão de crédito (cartão Master) e nada mudou na sua situação financeira total. Não houve oscilação e nem saída de dinheiro.

Conclusão

Para finalizar é bom lembrar que ao comprar alguma coisa com um cartão de crédito você, na verdade, solicitou a operadora do cartão para pagar a compra para você. O que significa que você terá que pagar a operadora em algum momento futuro, certo?

Logo, a cada compra no cartão você está assumindo uma dívida (um compromisso futuro de pagar algo, um passivo) e é por isso que acompanhar o saldo devedor do cartão no controle de saldos como um valor negativo é uma prática tão importante, pois lhe permite analisar sua situação real e seu grau de endividamento semana a semana, fazendo com que a fatura não seja algo inesperado no final do mês.

No próximo post, vou lhe explicar as melhores práticas para compras parceladas no cartão que vai lhe ajudar a entender um pouco melhor o fluxo de compra e de pagamento do cartão de crédito.

Um abraço e aguardo você lá! 😉

Crédito da foto de capa: frankieleon via Visual hunt / CC BY

Autor

Renato Martins

Renato Martins é cofundador do goldmap e um eterno estudante do tema "finanças pessoais". Ele é formado em Sistemas de Informação pela PUC Minas e em Administração pela ETFG. Busca escrever no blog do goldmap principalmente sobre como gerenciar as finanças pessoais de forma saudável e eficiente.

Outros artigos que você pode gostar...

19 comentários